segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Árvore de Natal Personalizada

Olhem que idéia divertida e bem humorada! Uma árvore de Natal personalizada, bem legal pra se fazer com familiares ou amigos, no local de trabalho ou em casa. Eu fiz com minha família e achei sensacional.


Escolhi umas fotos bem legais, imprimi e colei numa cartolina. Colei as fotos presas em cartolina, enfeitei com laços de fita e tinta acrílica relevo dourada. Depois colei um arame atrás. Virei a ponta do arame para fazer um ganchinho e prendi na "Árvore de Natal". Como vocês podem ver no nosso caso, a árvore era uma planta sintética comum.
Gostaram do improviso? Foi a solução perfeita para um Natal passado numa casa de praia, onde não houve tempo para enfeitar.  Mas você pode pegar aquela plantinha dando sopa ali na mesa do escritório e atacar!!!
Abaixo os enfeites personalizados do Natal. (Ps- tem alguém se reconhecendo aí???)
 

 

Presépio em isopor e algodão cru

Eu amo fazer presépios e esse aqui é bem original. Vejam só a base foi confeccionada em isopor e as figuras em tecido de algodão crú. É super leve e bem pequeno, mede 23 cm de altura e 23 cm de largura. A foto abaixo é dele ainda em produção.
 
E aqui nesta próxima foto o presépio já acabado. Olhem como ficou legal!!! Usei tinta acrílica, lantejolas, tinta relevo, tecido de lamê dourado e junta natural. Quem quiser um presépio assim, super original, para enfeitar o natal desse ano, é só entrar em contato.


 

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Joana de Cusa em aquarela

Fiz algumas das cenas aquareladas da história de Joana de Cusa. Serão usadas no encontro do CEMA Centro Espírita Maria Angélica Ficaram muito bonitas. Quem quiser saber mais sobre a história pode procurar o livro Boa Nova de Chico Xavier/Humberto de Campos. Aqui abaixo alguns dos painéis que fiz para ilustrar a história.
 

 Cena 1: Jesus pregando para a multidão.

 
Cena 2: Joana de Cusa em sua casa. Ela era uma pessoa de muita fé e pertencia a alta sociedadade da época. A cena ilustra a incomprensão do marido dela respeito a sua fé e os ensinamentos do Evangelho de Jesus.
Cena 3: Joana no meio da multidão acompanhando Jesus em suas pregações.

 Cena 4: Joana conversando com Jesus, explicando as divergências religiosas que tinha com o marido.
 Cena 5: Os doutores da lei da época.


                    Cena 6: Ás vezes apenas uma lágrima faz um desalmado despertar para Deus.


sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Colcha de retalhos bordadas

Aprendi a bordar para participando de um movimento muito legal que uma amiga criou para ajudar a Associação de Apoio à Mulher com Neoplastia (AAMN). Várias pessoas bordam uma colcha de retalhos, cada uma um quadradinho de acordo com o tema.
Depois de prontas as colchas são rifadas e o dinheiro arrecadado é revertido para a Associação. As colchas ficam lindas: o resultado de um trabalho conjunto feito com muito amor. Deve ter muita energia positiva nestas colchas de retalhos!

O tema dessa colcha da foto abaixo foi flores...olha como ficou bonita. Depois de montada ela foi toda quiltada.

 Pintando e bordando!!! A foto abaixo é do meu primeiro bordado, bem acanhadinho... era para uma colcha de borboletas. Usei tinta para tecido e circundei todas as borboletas com o único ponto que sabia fazer: ponto  corrente!
 Foi uma experiência incrível!  Aprendi muitos pontos. Inclusive aquele ponto que os indianos usam para prender um espelho, que chama-se shicha.
 Vejam nesta foto abaixo o detalhe do ponto indiano shicha com o ponto cheio.

 E aqui ponto indianos shicha com ponto sombra.

 No detalhe ponto rococó, ponto corrente aberta e mais ponto shicha.
 A borboleta cor de rosa foi feita com ponto cheio e o ponto indiano shichas.
A borboleta cor de rosa com o ponto cheio e o ponto indiano shichas.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Sapatilhas para dança do ventre


Originalmente essa sapatilha aí era preta, sem nada, nenhum atrativo! Ela teve que passar por boa uma incrementada para ficar assim e virar minha sapatilha de dança.
Na foto abaixo, vocês podem ver a lateral. Para pintá-la usei tinta acrílica dourada, branca e vermelha. Usei também pasta relevo acrilex dourada e apliquei umas lantejolas douradas para acentuar o brilho. No palco elas brilham como o "sapatinho de cristal da cinderela" ;-).



terça-feira, 2 de outubro de 2012

Encharpes de seda aquareladas


 Fui convidada por uma amiga a participar de um Bazar para o dia das mães, resolvi fazer echarpes em seda pura. Achei que seria bem apropriado, e foi: no final do bazar fiquei sem nenhuma para contar história!!!
Eu usei seda pura pongeé, tinta aquarela própria para seda pura , espessante para isolar áreas e cores. O processo de fixação foi à vapor.

Nas fotos abaixo vocês podem ver algumas echarpes... Me diverti muito criando padrões e composições de cores diferentes.

 








Eu usei um grande cavalete para esticar a seda, conseguindo assim pintar
várias peças ao mesmo tempo. 


Para finalizar fiz uma embalagem bem diferente... "um canudo".  Dobrei a echarpe e enrolei em meia folha de EVA, prendendo com uma fita aquarelada que levava meu cartão. Chique, não?



Quer saber mais? Aqui neste link você pode ver um programa da Ana Maria Braga sobre pintura em seda.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Um beijo de presente

Perguntei para minha filha: "Querida, o que você quer de presente de aniversário?" Resposta: "Nada não, mãe, quero só um beijo seu. Tá certo, pois então fiz um beijo para Carol.
Você quer da um beijo de presente para alguém? Pois foi muito divertido e fácil de fazer.  Cortei vários pedacinhos de 3 cm de atadura gessada. Passei vaselina na metade do meu rosto. Fiz aquela pose de boca de beijo com os lábios enquanto aplicava e mim mesma as ataduras. Fui mergulhando os pedacinhos numa bacia com água, espremia cada pedacinho por vez e fui colocando e alisando com a mão para ficar bem moldada. Ideal é fazer 3 camadas para ficar bem durinho e não quebrar. Secou um pouco, tirei a máscara de mim e fui acertando as beirada da máscara com tesoura. Para dar o acabamento passei massa corrida, lixei e pintei com tinta acrílica.

Coloquei dentro de uma bela caixa de presente!!!! Feita por mim mesma é claro, pena que não tenho foto da caixa, nem da produção pra mostrar pra vocês. E assim, o desejo da minha filha foi realizado, dei um beijo de presente para Carol! E olha, como ela ficou feliz! 
 
 

sábado, 1 de setembro de 2012

No meio do caminho tinha um teatro...

 Parece um teatrinho, né? E é, mas não é só um simples teatrinho. A história é a seguinte: minhas netinhas iam passar uma temporadinha na minha casa. E eu sei bem que essa gente miúda cisma em ir onde não deve e em mexer onde não pode!!! Então, criei esse teatro de fantoches para ficar bem na porta da cozinha e não deixar as netinhas passarem. Uma forma simpática (e bem criativa...) de impedir a passagem!!!



O teatrinho foi feito em duas partes.
O teatro foi feito em duas partes que se encaixam. Esse painel na foto abaixo é a parte de baixo. Observw o pequeno retângulo branco na parte superior, serve como alça mas é também o encaixe da parte de cima do teatro.


Na próxima foto, você pode ver a parte de cima e a parte de baixo do teatro encaixadas. O teatro tem a largura da porta, eu fixei duas varetas de madeira nas laterais da porta, para as crianças não empurrarem o teatro e passarem para a cozinha. Aguenta bem os empurrões dos pequenos curiosos!


Repare por favor nos detalhes especiais: as janelinhas laterais que permitem que duas pessoas façam os fantoches, ou seja espaço suficiente para 4 fantoches (bota história nisso!). E a prateleira bem na frente, onde você pode ver uma "chupeta" apoiada na primeira foto... Além de funcionar como apoio para chupetas (as netinhas apreciaram muito essa função), a prateleira originalmente serve com o palquinho para um teatro de marionetes.


 Aqui uma foto do teatrinho em produção, ele foi feito com caixa de papelão de supermercado, leve e mas ao mesmo tempo robusto para aguentar o tranco das pequenas.  O teatrinho cumpriu sua função de impedir a entrada das meninas na cozinha. Claro que não era sempre que a cozinheira dava conta de cozinhar e apresentar o teatro, mas, por sorte, a família é grande e sempre recebíamos reforços artísticos na cozinha.
 


quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Neta de peixe, peixinha é...

Oi pessoal, hoje vou mostrar um trabalho da minha netinha Maria de 3 anos. Ela mudou de escolinha e para dar de presente de despedida para as professorinhas, ela pintou essas xícaras abaixo.
 As xícaras são de porcelana branca e foram pintadas com canetas especiais para pintar porcelana. Eu nunca vi essas canetas aqui pelo Brasil não, minha netinha mora na Alemanha e por lá essas canetas são fáceis de achar. Dentro das xícaras, minha filha colocou bombons e chocolatinhos. Elas foram embrulhadas com papel celofone. Não é uma idéia legal de presente? E a minha netinha, não é uma artista? Abaixo está as fotos das canetas usadas. A marca chama Marabu. Seca em 24 horas e suporta água quente até 40 graus.


quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Jarros para dança do ventre

Oi pessoal! Hoje quero mostrar esses jarros lindos que criei para o Grupo Gaia de Dança do Ventre. Os jarros foram usados em uma coreografia maravilhosa. Foi um sucesso, ficamos em 2. lugar no Festival Spinelli 2011. Você pode me ver aqui neste link dançando com minhas amigas. 



Como os jarros precisavam ser leves para que ficasse fácil dançar com eles, utilizei materiais reciclados, como potes de plásticos, papelão, canudos de papel, garrafas pet, jornais, gesso, arame, cola branca, fita crepe e massa corrida. Aqui duas fotos da produção... E aí, gostaram?
 



segunda-feira, 27 de agosto de 2012

O beijo

Oi pessoal, aqui mais uma idéia... Fiz esses noivinhos para colocar em cima do bolo de casamento da minha amiga. Ela que pediu que me inspirasse na escultura  "The Kiss" de Brancusi. A escultura é constituida por duas figuras quase simétrica esculpidas num único bloco de pedra maciça. (Mais sobre o beijo de Brancusi aqui ). Em vez de esculpir em blco de pedra, esculpi em bloco de isopor, hehehe, depois revesti com massa de biscuit e pintei com tinta acrílica. Olha que gracinha...


Essa é a original de Brancusi

sábado, 25 de agosto de 2012

Dragão chinês

Oi pessoal
Estamos quase em setembro e já estou matutando o que vou fazer para o dia das criancas. Ano passado fiz um dragão para a festa do dia das crianças da CAT (Casa de Artes do Terreirão (www.cat.org.br) onde dou aula para crianças da comunidade. Abaixo as fotos do dragão do ano passado. Quando as idéias para esse ano começarem a florescer, boto no blog.

 Inspirado no Dragão chinês várias crianças se movimentam dentro dele

A cabeça do Dragão é uma caixa de papelão, a caixa fica aberta para baixo,
e tem espaço para entrar uma cabeça. Usei várias sucatas, jornal e papel machê para fazer a caracterização do Dragão, depois pintei tudo. No final colei um grande pano para fazer o corpo.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Ecologildo

Oi, pessoal
Hoje vou mostrar aqui o famoso boneco Ecologildo. Famoso mesmo porque apareceu até Jornal Globo aqui no Rio. Ele é todo confeccionado com materiais reciclados. Ele foi feito sobre encomenda para uma consultoria de proteção ambiental. Veja as fotos e confira!
 A cabeça é um pote de plastico (de paçoca), os cabelos são de tiras de garrafa pet de guaraná. O nariz é a tampa da garrafa, o óculos é de cinema 3D!
 A roupa é uma camiseta de propaganda, velha, pintada o nome dele.

 Ele é do tamanho mais ou menos de uma criança de uns 8 anos!
 As pernas são de garrafas pet e as meias de saco de proteção de fruta, os sapatos
são de caixa de papelão.